Nada mais a perder, de Jojo Moyes –

Meus leitores,

Nada mais a perder, título do último livro de Jojo Moyes, me fez pensar muito no quanto é custoso ler uma obra cuja narrativa é longa demais nos detalhes. Nossa!! Li a história de Sarah Lachapelle me esforçando bastante para não voltar com ele para a estante. Arrastei-me pesadamente com a chatice da adolescente e sua obsessão pelo seu cavalo Boo… Aff! Onde fui amarrar a minha égua?! Kkkkk

NADA_MAIS_A_PERDER_1472138466589236SK1472138466B

Sinopse: Na juventude, Henri Lachapelle foi um cavaleiro de raro talento, entre os poucos admitidos na academia de elite do hipismo francês, o Le Cadre Noir. Contudo, reviravoltas da vida o levaram da França a Londres, onde ele agora vive em um simples conjunto habitacional. Sem nunca abandonar o amor pela antiga carreira, aos trancos e barrancos Henri ensina a neta, Sarah, a montar o cavalo Boo, na esperança de que o talento da dupla seja o passaporte para uma vida melhor e mais digna para todos. Mas um grande golpe muda mais uma vez os planos de Henri Lachapelle, e Sarah se vê entregue à própria sorte, lutando para, além de sobreviver, cuidar de Boo e manter os treinamentos.
Natasha é uma advogada especializada em representar crianças e adolescentes envolvidos com crimes ou em situação de risco. Abalada emocionalmente e em dúvidas quanto a seu futuro profissional depois de um caso terrível, Natasha ainda tem de lidar com as feridas do fim de seu casamento. Um fim, diga-se de passagem, bem inusitado, já que ela se vê forçada a morar com o charmoso futuro ex-marido enquanto esperam a venda da casa da família.
Quando Sarah cruza o caminho de Natasha, a advogada vê na menina a oportunidade de colocar a vida de volta nos trilhos e decide abrigar a adolescente sob o próprio teto. O que ela não sabe é que Sarah guarda um grande segredo que lhes trará sérias consequências.

Bom, o que acontece, em poucas palavras, é que Sarah mora com seu avô, ex-cavaleiro da Le Cadre Noir (Paris), o qual passa para a neta seu amor pelos cavalos e a montaria. Um dia, Henri Lachapelle sofre um derrame e fica hospitalizado, levando Sarah a ter de morar com famílias provisórias. Após duas tentativas, ela vai morar com a advogada Natacha e com seu quase ex-marido Mac. Enquanto vai contando a saga da menina com seu cavalo e o sonho de ir para Paris, a relação conturbada de Tash e Mac também é narrada, mostrando como um provável divórcio tem tudo para ser revertido.

Como o objetivo de Sarah é ser aceita na Academia Le Cadre Noir, ela foge com seu cavalo Boo para lá, e acontecem coisas que parecem impossíveis para uma adolescente que está sozinha, somente na companhia de um animal. Sabe aquele papo de que o universo conspira a nosso favor quando a gente acredita? Pois é! Tipo isso aí! Achei uma loucura sem fim, mas fazer o quê, se a garota chega a seu destino sã e salva? 😮 Ah! No meio disso tudo, Natacha e Mac viajam atrás da garota, e essa busca faz com que eles se reaproximem ainda mais, levando-os refletirem sobre suas escolhas.

Então, para mim o livro foi, de certa forma, uma decepção, pois adoro Jojo Moyes. É uma das características de suas narrativas esse desenvolvimento lento, mas o de Nada mais a perder foi tedioso também. Que pena… Além disso, é uma história triste e comovente. Apesar de eu não ter curtido, fiquei sentida com o rumo que a vida de Sarah tomou, pois a alegria da sua juventude lhe foi tomada, ainda que seu cavalo significasse muito para ela. Era quase sua vida toda. Pelo menos o final nos faz sentir o alívio de que a vida pode dar certo um dia. Pelo menos…

Um forte abraço a todos!

Assinatura blog.fw

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s