Preconceito literário

Minha gente,

Dias atrás eu resolvi assistir a um vídeo sobre livros lidos de uma youtuber e, juro, consegui me sentir uma ameba diante das leituras que ela havia feito. Kkkkk Pensei comigo: “Mulher! Veja bem o que essa pessoa lê.” E fiquei de boca aberta ali na frente da tela do computador processando aquilo. Somente clássicos e calhamaços dignos que reluziam em suas mãos provocando em mim uma certa vergonha por ter em minha lista de leitura livros tão mais simples cujas narrativas nem chegam aos pés daqueles.

Bom… Fiquei bastante inquieta com esse repentino peso na consciência, querendo reparar de qualquer jeito minha falha enquanto leitora de não privilegiar tão nobres obras assim como a colega. Ainda bem que vale o ditado “nada como um dia após o outro”, pois pude recuperar a minha razão antes de sair por aí adquirindo um monte de livro que ficaria encostado na prateleira esperando a sua vez só porque eu não queria me sentir uma leitora de Chick Lit (a chamada literatura de mulherzinha). É claro que não leio apenas esse tipo de livro, assim como é óbvio também que eu leio clássicos e outros títulos considerados top de linha, mas se eu estou numa fase, por exemplo, de ler somente romancinhos água com açúcar, qual é o problema disso? Quando se trata de entretenimento, o que vale é o que me diverte, o que me comove, o que me apaixona… Vale também o que me tira deste mundo e me leva a outros lugares para viver novas histórias. Vale para suprir a falta de uma companhia ou para aliviar aquele peso nas costas que às vezes a vida nos traz. Vale e valerá sempre de acordo com o que cada um tem como objetivo em sua caminhada literária. Já contei aqui que essa minha paixão pela leitura e pela escrita vem do tempo em que eu lia os romances de banca Júlia, Sabrina e Bianca. Por meio deles foi que descobri esse vasto universo de possibilidades a que hoje tenho acesso. Graças a Deus, viu, pois como sou feliz em minha relação com os livros! 😀

Então, o pensamento para este dia é que sejamos sempre livres para fazer a leitura que quisermos, sem nos sentirmos uma ameba ou qualquer outra coisa parecida! rsrsrs

keep-calm-fw

Ótimas leituras a todos!

Assinatura blog.fw

2 comentários em “Preconceito literário

  1. Ótimo post! Em cada fase da minha vida, um tipo de leitura. Liberdade para ler o que se quiser! Lembro uma vez que uma amiga (sim, amiga), fez um comentário bem depreciativo para mim porque eu gosto de ler histórias do Nicholas Sparks. Aquilo me deixou bem chateada, ainda mais porque ela nunca tinha lido um livro sequer dele! Cada besteira para julgarmos o outro, né?!
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Há vários tipos de leitura e vários momentos para se praticar a leitura. Temos a liberdade de aproveitarmos todos eles de acordo com nossas vontades e necessidades, não é mesmo, Alessandra?! Amo ler, mas não curto essa coisa engessada de que o bom leitor é somente aquele que lê o que é aclamado pela crítica. O que vale é deixar se levar pela emoção do momento, seja ele qual for. 😉
      Beijos!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

