Publicado em Clássicos, Data comemorativa, Homenagem, Literatura brasileira

177 anos de Machado de Assis

Meus apreciados leitores,

Hoje quero falar um pouquinho de Machado de Assis. Se ele fosse deste tempo, estaria fazendo aniversário nesta data, e eu, com certeza, o parabenizaria com muito gosto, uma vez que é um dos responsáveis por eu sentir esse enorme prazer de ser leitora.

Conheci a sua literatura ainda adolescente, mas foi no meu tempo de faculdade que descobri a grandiosidade de seus textos e apaixonei-me por sua obra. Ao usar suas histórias em sala de aula com meus alunos, assisti à apresentações memoráveis de trabalhos feitos por eles sobre suas impressões, afinal, Machado de Assis deixou como legado narrativas polêmicas que falam de pessoas e da sociedade da sua época sem floreios, e é fácil nos identificar com essas histórias, pois parecem um retrato do que vivemos atualmente.

Não vou me ater a contar toda sua história aqui porque seria injusta em resumir uma trajetória tão rica quanto foi a dele, mas, a quem possa interessar, gosto muito do vídeo de apresentação da TV Escola sobre o autor: Mestres da Literatura – Machado de Assis: Um Mestre na Periferia. Podem também ver outras informações no mesmo site do MEC: Machado de Assis.

Eu já havia falado sobre ele aqui no blog, quando postei sobre os clássicos da literatura brasileira. Sem dúvida alguma, ler suas obras é um grande investimento, e eu acredito que por alguma delas há de se renderem, pois não há como ser indiferente àquele que figura entre os grandes autores da literatura internacional. Ah! E não tem desculpas de que não têm livros dele ou que não podem comprar, pois seus títulos são de domínio público e estão à disposição em PDF aqui, oh: Obra completa. Se não gosta de ler na telinha, vá até uma biblioteca pública que eu estou certa de que vocês encontrarão ao menos um títulozinho do nosso mestre nas estantes. Só não fique fora dessa! 😀

Bentinho e Capitu (Dom Casmurro) – Uma das obras mais conhecidas de Machado de Assis

Bom, parabéns, Joaquim Maria Machado de Assis, pelo seu aniversário de 177 anos! E obrigada pelas memórias que deixou para nós, leitores. As suas palavras o eternizaram…

Para fechar com chave de ouro, palavras dele…

“Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies.”

Beijos no ❤

Assinatura blog.fw

Deixe um comentário

