Opinião: Para onde ela foi – Gayle Forman

Ah! Meus leitores do ❤ …

Eu costumo dizer que filme e livro não se misturam. E eu estou falando isso pois li Para onde ela foi esses dias e, quando eu terminei, fiquei com uma sensação estranha de que não havia lido livro algum. E por que isso? Porque, antes mesmo de saber que havia um livro sobre a história Se eu ficar, eu assisti ao filme e gostei bastante, só que eu devia ter parado por aí. Sabendo que esta história tem uma continuação, assim que tive a oportunidade, comprei o livro para conhecer o destino do casal protagonista e o li com muito desânimo. Nossa! Senti-me tão perdida… Parecia que eu estava lendo sobre outro casal, em outras circunstâncias, como se tivessem escrito às pressas a segunda parte, simplesmente por escrever. Curti só um pouco, viu?

O tempo todo me peguei resgatando a Mia e o Adam do filme. Foi a minha primeira frustração, pois não consigo desvencilhar uma coisa da outra. Por isso costumo ter como um dos meus lemas na minha caminhada como leitora o seguinte: se li um livro, evito ver o filme; se vejo um filme, ou não leio o livro ou espero ele dar aquela sumidinha básica de minhas lembranças. Ainda que o livro em questão não tenha nem adaptação para o cinema, trata-se da continuidade da primeira história, desta vez contada por Adam. À medida que ele ia narrando o seu dia em Nova Iorque até encontrar Mia e os dois saírem pela cidade, eu me ocupava em construí-los como os conheci no filme em vez de simplesmente imaginar tudo. Vou dar mais um exemplo sobre esse meu entrave. Curto demais o filme Comer, rezar e amar, com a Júlia Roberts e, depois de um tempo, comprei o livro. Até hoje não tive coragem de lê-lo, pois não quero ficar vendo a carinha da Júlia durante a leitura. Seria pouco para a minha imaginação. Rsrsrs E por aí vai…

Além disso, depois de tantos detalhes que contemplei vendo o filme Se eu ficar, os acontecimentos em Para onde ela foi foram apresentados tão superficialmente, como eu disse, como se tivessem pressa para contar aquilo, sabem, como um relato para nos inteirar do paradeiro de Mia e Adam e só. Eu queria mais. Torci tanto para que ela ficasse na primeira história, para que eles pudessem viver aquele amor de forma plena… A autora vem e faz isso comigo, essa decepção de livro. Talvez, se eu tivesse lido Se eu ficar em vez de ver o filme, eu não teria tido essa sensação, mas não foi assim, e, infelizmente, a impressão que ficou para mim foi tudo o que eu disse aqui.

Que dó! 😦

Abraços, meus queridos!

Assinatura blog.fw

2 comentários em “Opinião: Para onde ela foi – Gayle Forman

  1. Oi, Andréa. Estou gostando de acompanhar seus posts e esse template também é lindo! Parabéns. Olha confesso que fico com um pé atrás de adaptações de livros para o cinema. A gente se frustra muitas vezes, mas em outras, dá certo! Uma das minhas adaptações preferidas foi A Menina que Roubava Livros. Nos primeiros minutos de filme já caíram algumas lágrimas emocionadas rsrs
    Aproveito para te contar que indiquei o blog Com licença, eu vou ler para responder uma TAG.
    Dá uma olhadinha lá e fique à vontade para participar. bjs
    https://oslivrosquevivi.wordpress.com/2016/05/30/tag-liebster-award/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Uau! Obrigada pelo carinho, Alessandra!
      Pois é… Essa coisa de livro adaptado para o cinema costuma ser complicado. Como você disse, às vezes eles são bem-sucedidos nessas adaptações, outras não. Pode acontecer também de o filme ficar até melhor que o livro, aí já viu, né?! rsrsrs A menina que roubava livros é um dos meus livros favoritos. Gostei do filme também, mas de uma forma diferente. A imaginação da gente vale mais do que mil imagens. Concorda?
      E responderei, sim, a TAG para qual me indicou, com muito prazer.
      Um superbeijo!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

