Clássicos da literatura brasileira

Olá, meus estimados leitores!

Hoje meu post vai pegar carona na publicação da minha colega blogueira Nani Moreira, Livros imperdíveis: resgatando livros “vintage” – clássicos da literatura brasileira. Falarei um pouquinho sobre essas preciosidades que são os nossos clássicos e também quero apoiar o projeto tão bacana dela. Eu me inspirei a fazer isso, principalmente porque, conversando com uma querida ex-aluna esses dias, relembrei minhas aulas de literatura de tempos atrás. Um dos projetos que costumava trabalhar era o Clássicos da literatura brasileira, que tem como objetivo resgatar a importância e riqueza de obras escritas no passado por grandes autores. (Veja o projeto na íntegra, clicando acima.) Assim, eu levava meus alunos a conhecerem um pouco desse “mundo velho” por meio da leitura de alguns títulos que poderiam abrir portas para outras descobertas em questão.

Dos trabalhos desenvolvidos na época, tenho apenas dois registros que são:

Um jornalzinho literário…

Jornalzinho 1

Jornalzinho 2

Jornalzinho 3

e o perfil de Machado de Assis no extinto Orkut…

  

 

 

Uma vez fizemos um juri simulado sobre o livro “Dom Casmurro” que acabou rendendo, depois, um debate intenso sobre a pergunta que até hoje não se calou: Capitu traiu ou não Bentinho? Boas recordações. 🙂

Atualmente há tantas ofertas de livros no mercado que chegamos a nos perder diante da variedade. Quem tem vício pela leitura, então, nem se fala. Mas, olha, confesso que há histórias clássicas brasileiras, assim como outras da literatura universal, que colocam no chinelinho best sellers atuais, pelo menos na minha opinião. Tenho três que me marcaram muito, inclusive já falei de uma delas aqui. São: Senhora, de José de Alencar, O cortiço, de Aluísio de Azevedo e Cangaceiros, de José Lins do Rego.

E só para fechar, tenho paixão pelo conto A cartomante, de Machado de Assis. ❤

A cartomante

Vamos aderir ao projeto, então, e viver e/ou reviver as histórias da literatura brasileira clássica? Já é uma boa pedida para o próximo fim de semana, hein?!

Boa diversão para todos!

😀

Assinatura blog.fw

 

2 comentários em “Clássicos da literatura brasileira

Deixe um comentário

