Publicado em Homenagem, Indicação, Leitura, Literatura, Livros, Sinopse

6. Livro ambientado em minha cidade…

Olá, meus estimados leitores!

Fim de tarde de sábado com bastante calor aqui em Belo Horizonte. Eu acabei de ver a chamada para uma matéria do Estado de Minas (jornal) em que farão uma homenagem aos 25 anos do livro Hilda Furacão, de Roberto Drummond. Coincidentemente, este é o livro que vou indicar no desafio de hoje.

Livro ambientado em minha cidade:

Sinopse: ‘Hilda Furacão’ passa-se em Belo Horizonte no início dos anos 60. Hilda, a Garota do Maiô Dourado, enfeitiçava os homens na beira da piscina em um dos mais tradicionais clubes, o Minas Tênis. Por algum motivo secreto muda-se para o quarto 304 do Maravilhoso Hotel, na zona boêmia da cidade. Transformada em Hilda Furacão, a musa erótica tira o sono da cidade. Sua vida de fada sexual cruza-se com os sonhos de três rapazes vindos do interior: um é inspirado no notório Frei Betto, que queria ser santo, mas se tornaria frade franciscano, líder político e escritor. Outro queria ser ator em Hollywood — torna-se dom Juan de aluguel. O terceiro, aquele que queria ter sua Sierra Maestra, é o próprio Roberto, narrador da história. Hilda Furacão é o desafio que o santo tem que enfrentar.

O livro foi adaptado para a TV em forma de minissérie em 1998 pela Rede Globo, sob a direção de Glória Perez, quando a história de Hilda Furacão ficou conhecida em todo o país. E foi dessa forma que eu também me deliciei com a narrativa. Anos depois, quando tive a obra em minhas mãos, não aproveitei a oportunidade para fazer a leitura, ficando somente com as imagens da minissérie na memória. Hoje, confesso, estou bastante a fim de lê-lo, afinal há muito mais nas palavras escritas em páginas de um livro do que nas imagens da televisão. Fica aí um desafio do desafio. rsrsrs Sem contar que vou amar “andar” por BH da década de 60. Tudo tão diferente do frenesi atual, sem contar que um tiquinho de nostalgia não faz mal a ninguém. 🙂

Topam esta leitura?!

Um “beijin”

Assinatura blog.fw

Deixe um comentário

