Publicado em Leitura, Literatura, Livros, Opinião, Sinopse

Opinião: três livros de Emily Giffin

Meus caros leitores,

Antes, quando eu comprava meus livros em lojas físicas, ficava observando obras de autores que não conhecia e pensava: compro ou não compro? Isto aconteceu com o livro Questões do coração, de Emily Giffin, várias vezes, e sempre eu desistia. Então, um dia, quando passei a fazer minhas aquisições pela internet, deparei-me com uma oferta de quatro livros dela por uma bagatela e resolvi arriscar. Vieram para mim o Questões do coração,  Ame o que é seu, Presentes da vida e Laços inseparáveis, e pude finalmente conhecer o trabalho dela.

Como parte da minha retrospectiva de leituras de 2015, hoje falarei de três delas (ainda falta ler o último da lista acima), pois minha experiência com a Emily foi decepcionante a principio e surpreendente depois, o que não posso deixar de registrar aqui.

QUESTOES_DO_CORACAO_1447191183160279SK1447191183B1. Questões do coração

Sinopse: Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida.
Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor – e até mesmo das amizades – acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas.
Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado.

Engraçado… Não gostei dessa história apesar de ela ter princípio, meio e fim certinhos. Talvez por isso mesmo achei tudo muito morno, sem emoção ou maiores expectativas. O livro fala sobre Tessa, Nick e Valery: uma dona de casa por opção, um cirurgião pediatra e uma advogada solteira que tem um filho, o garotinho Charlie. Tessa e Nick são casados, têm dois filhos e um casamento tranquilo. Um dia, Nick socorre o filho de Valery que sofrera queimaduras na casa de um amiguinho e daí se inicia a pequena trama. Como Charlie fica muito apegado a Nick e vice-versa, surge uma amizade entre os três que acaba levando Valery e Nick a se sentirem atraídos um pelo outro… Será que  Nicky termina essa história com a esposa ou com Valery? Ah… Eu nem precisei terminar a história para saber não, ok?  E confesso, não curti essa história. 😦

AME_O_QUE_E_SEU_1331648950B2. Ame o que é seu –

Sinopse: Esta é uma história para quem algum dia já se perguntou: Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado?
O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mutua e o quanto um desperta o melhor no outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, o que revelou o pior nela. Leo, o que partiu seu coração sem se explicar. Leo, o que ela não conseguiu esquecer. Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse.

Ame o que é seu, para mim, também foi uma história muito sem graça, que me fez quase desistir da leitura. Isto porque a protagonista tem um casamento seguro, quase perfeito e, um dia, reencontra um ex-namorado, o Leo, que lhe deu um bom fora no passado e que a deixou desolada. Os dois, então, passam a ser encontrar por causa de um trabalho como fotógrafa que ele arranjou para ela, com o intuito de vê-la mais vezes. Aí, claro, ela tem uma recaída e quer descobrir o que ainda rola entre os dois. Difícil ver uma mulher correr atrás de um homem que lhe plantou um pé na poupança, e a Ellie, de certa forma, deixou-se levar por esse sentimento. Se pelo menos ela não estivesse bem em seu casamento, até justificaria, mas não era esse o caso. Inclusive, só terminei de ler o livro porque tive a curiosidade de ver o que ela faria com a sua vida. Adivinhem o final! 😦

3. Presentes da vida –

PRESENTES_DA_VIDA_1330281131BDarcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo… Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel.
Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.

Puxa vida! Depois de duas leituras morninhas (posso dizer até que foram chatas), confesso que comecei a ler Presentes da vida com um certo “pé atrás”, porém fui com a cara e a coragem, já que é um livro bem grande. Bom, só de o ter lido em menos de vinte e quatro horas é uma prova de que a experiência valeu a pena. Eu tirei aquela impressão desanimadora que estava da autora, inclusive porque curti muito esta narrativa. Curti mesmo. Eu fui do ódio ao amor pela personagem Darcy, uma mulher com seus trinta anos, vaidosa, egoísta, que só pensava em homens, em conquistá-los e manter as aparências. No começo da história, está para se casar com Dex, um homem bem sucedido, rico e bonito, mas o traí com um dos padrinhos, o Marcus, do qual se engravida. Ao terminar o relacionamento com Dex, descobre que ele estava tendo um caso com Rachel, a melhor amiga dela. No meio de toda essa confusão, Darcy resolve manter seu relacionamento com Marcus que se revela um péssimo parceiro com o tempo. Depois de ele dar um baita fora em Darcy, ela resolve passar um tempo em Londres, na casa de um amigo de infância, Ethan. Sozinha, sem apoio algum, ela vai de mala e cuia para lá, onde tem grandes surpresas e oportunidades de recomeçar a sua vida. E é aí que tudo fica mais envolvente. 🙂 Narrativa bem tramada e gostosa de ler, realmente me conquistou. Ufa! Nota 10! Não… 10 não. Nota 9,5! rsrsrs

Bom, agora só falta ler o Laços inseparáveis

Laços Inseparáveis

Vamos ver se vou gostar ou não.

Um grande abraço!

Assinatura blog.fw

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s