Opinião: Depois de você, de Jojo Moyes

Como estão, meu leitores queridos?

Acabei de ler Depois de você, de Jojo Moyes…

Nem preciso dizer que estava super a fim de ler este livro, já que amei Como eu era antes de você. Eu preferia que Will estivesse vivo e feliz com Louisa, mas já que não foi esse rumo que a vida dos dois tomou, fiquei na expectativa para saber o que seria da vida dela daí para frente.

Depois de você

Sinopse: Em Depois de Você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres (Inglaterra), ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Comecei o livro no dia em que estava completando quatorze anos que meu pai partiu. Por isto, durante a leitura que abordou a questão da morte, do luto e da superação, fiquei me lembrando dos meus sentimentos naquela época triste da minha vida e me solidarizei com todas as personagens da história que vivenciavam alguma perda. Até mesmo com Lily que aparece na porta da casa de Lou falando que é filha de Will… Pois é. Ele teve uma filha com uma namorada do tempo da faculdade e nem soube disso. Nem ele nem ninguém, a não ser a mãe da garota que seguiu sua vida casando-se com um banqueiro rico, só revelando o segredo para filha quando esta já tinha seus dezesseis anos.

A narrativa tem três focos, na minha visão: a inserção de Lily na vida de todos que tinham Will como o elo, o surgimento de Sam na vida de Lou como um possível recomeço no amor e a própria vida de Lou que precisava passar por uma reestruturação em todos os aspectos. Essas três vertentes deram um dinamismo à história, pois, apesar de assumirem diferentes caminhos para sua resolução, vinham muito bem ligadas entre si, já que Louisa estava no centro de todas elas. Além disso, a história tem um pouco de tudo. Tristeza, frustração, angústia, suspense, adrenalina, amor, comicidade, cumplicidade, esperança…tudo bem misturadinho.

4. Curti muitão.fwBom, o que posso dizer sobre o que ficou desta leitura? Não vai para a minha lista de favoritos, mas eu gostei muitão. Se bem que sou suspeita para falar dos livros de Jojo Moyes, pois sempre me amarro nas histórias dela. A questão é que Depois de você tem um ponto contra que é ser sucessor do Como eu era antes de você que não pode ser superado, na minha opinião. E, olha, ao terminar de ler Depois de você, fiquei com uma impressão de história que terá também continuidade. Sei lá… Podem ser delírios da cabecinha aqui, desejosa de que essa história ainda renda alguns frutos aí pela frente…

Um beijo “procês” e uma ótima semana!

Assinatura blog.fw

Deixe um comentário

WordPress.com.

Acima ↑

