Decepções literárias de 2015

Meus estimados leitores,

Voltando à minha retrospectiva de leituras de 2015, hoje falarei das minhas decepções literárias. Sabe aquele livro que você compra esperando muito dele e, quando finalmente você o lê, se pega pensando “Nossa! Estou me sentindo frustrada com essa leitura”? Pois é. Eu passei por isso três vezes ano passado. Infelizmente é um dos percalços na vida de quem gosta de ler porque não há como saber se um livro vai de fato nos agradar ou não só por ler a sinopse ou resenhas sobre ele. É como uma loteria e a gente está sempre tentando. rsrsrs

Então, quais foram essas três decepções para mim? Vamos lá!

1. O diário secreto de Lizzie Bennet, de Bernie Sue – Editora Verus

SinopseUma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet – e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie – que sempre se considerou uma garota bastante normal – se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto…

O_DIARIO_SECRETO_DE_LIZZIE_BENNET_1411146632B

Do início até o meio do livro, achei esta história morninha, o que me fez lê-lo devagar, sem muito entusiasmo, não sei se devido ao fato de ele ter traços do original “Orgulho e preconceito” ou porque é um diário. Outra questão que pegou foi a ideia de história pronta. Todo o tempo fiquei comparando com a história clássica com a atual e, claro, não houve surpresa no final para Lizzie e Darcy. Juro que esperava mais do livro… Apesar de tudo dei três corações para a narrativa pela criatividade: linguagem bacana e os vídeos que Lizzie faz estarem disponíveis de fato na internet. Pena que, até quando os acessei da última vez, eles estavam em inglês e sem legenda.

2. O projeto Rosie, de Graeme Simsion – Editora Record.

Sinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado… e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

O_PROJETO_ROSIE_1371147074BPuxa… eu quis muito ler este livro, mas segurei a vontade até encontrá-lo com um bom preço para comprar. Eis que esse dia chegou e tão logo meu exemplar estava em minhas mãos parti para a leitura. Ai… Ai…

A história gira em torno de Don Tillman, professor de genética, meticuloso e chato com a sua vida, além de ser desprovido de sentimentos. Isto até conhecer Rosie. O que mais posso falar, sem contar a história toda? Ah! Que Don faz projetos para tudo, que nem eu. Engraçado que todos foram por água abaixo, bem parecidos com alguns dos meus. rsrsrs O único que dá certo, mesmo porque era para desconstruir o Don que existia para dar lugar ao novo do fim da história, foi o projeto Don. Conclusão, projetos de mais não valem a pena. Fica a dica! 🙂

Enfim, achei a história também morninha, o que foi uma decepção para mim, e, tirando o tom de humor que ela tem, só me sobrou a experiência de não se criar grande expectativa para a leitura de um livro.

3. Maluca por você, de Rachel Gibson – Editora Jardim dos Livros.

Sinopse: Um charmoso policial acaba de chegar à cidadezinha de Lovett, no Texas. Seu nome é Tucker Matthews. Tudo o que ele quer é um pouco de sossego e um lar pra chamar de seu. Seu e de Pinky, sua gatinha de estimação, deixada com ele por uma ex-namorada louca. Mas parece que Tucker tem sorte (ou azar) para mulheres doidas. Sua nova vizinha é ninguém menos que Lily Brooks, ou, a Maluca Lily Darlington, famosa na cidade pelos excessos do passado, como quando entrou com o carro dentro do escritório do ex-marido cretino. Fofocas à parte, Tucker não imaginou que no lugar da suposta barraqueira fosse conhecer uma baita mulher em seus trinta e oito anos, linda, inteligente, sexy e engraçada, que irá virar sua cabeça do avesso. Maluca por você é um romance apimentando e divertidíssimo! Você não vai conseguir parar de ler!

MALUCA_POR_VOCE_1406053407BOMG! Nem acredito numa coisa dessas. Eu li este livro e foi de uma vez só. Ele tem poucas páginas, 113, e eu já havia imaginado que o leria rapidinho porém, a história tem consistência alguma, ou melhor, é tão curtinha e tão sem conflitos que ela ficou boba aos olhos de um bom leitor. A personagem Lily, separada do marido e com um filho de dez anos para cuidar, conhece Tucker, um policial recém chegado a Lovett, e os dois se apaixonam… E acabou! Sabe qual é o conflito? Ela tem 38 anos e ele 30. Lily tem medo do que as pensarão as pessoas da cidade sobre esse comportamento dela, já que seu passado não é isento de loucuras cometidas por ela. Eu mereço isso?! Vale lembrar que há partes bem apimentadas, viu?!

 

Só uma observação: caso tenham algum desses na lista de desejo para leitura, não se desanimem. Cada um tem suas impressões do que lê, ou seja, a opinião de vocês pode ser diferente da minha. Por isso, vale sempre a leitura de uma obra que nos atraia. Ok?

Um super abraço!

Assinatura blog.fw

Deixe um comentário

WordPress.com.

Acima ↑

