Dicas de como fazer da leitura um hábito

A quem possa interessar, hoje estou aqui para falar sobre o hábito e gosto pela leitura, duas coisas que se confundem muito quando tratamos de livros em geral. Há uma diferença entre essas duas colocações porque, por exemplo, eu posso ser alguém que gosta de ler, mas não ter o hábito de pegar um livro, sentar-me confortavelmente e saboreá-lo por não ter tempo para isso. Ou pode ser o contrário: leio todos os dias por conta das tarefas da escola ou do trabalho, porém detesto ler. Ouço muito isso de meus alunos, já que eles não têm outra opção a não ser ler os textos dos livros didáticos e também obras literárias como uma obrigação. Ambos, no entanto, podem nos levar a sermos leitores assíduos e que sentem prazer em fazê-lo ao mesmo tempo.

Como fazer da leitura um hábito?

Rola por aí uma técnica para se criar ou se desfazer de um hábito que é a dos 21 dias. Já ouviu falar? Basicamente ela consiste em você realizar diariamente uma tarefa, sem perder o foco, para que, ao final desse prazo, a tarefa esteja sendo realizada como parte de sua rotina. A teoria dos 21 dias foi criada pelo médico Maxwell Maltz, um cirurgião plástico que ganhou fama em 1960. Ele observou que seus pacientes só notavam as mudanças promovidas pelas cirurgias depois de 21 dias. Eles ficavam entusiasmados com os resultados que iam obtendo e se sentiam motivados a continuar o tratamento até alcançar o objetivo.

Podemos, então, aplicar esta técnica para criarmos o hábito de ler, mas como colocar isso em prática? Vamos ver, a seguir, algumas sugestões.

1. Primeiramente busque um título que interesse a você (ou um tema, caso queira ler artigos virtuais, por exemplo). Para escolher o livro, você pode ler a sinopse e resenhas que contextualizem a história para ajudá-lo(a) na escolha.

2. Escolhido o livro, trace uma meta de números de páginas ou estipule um tempo disponível por dia para a leitura. Se o tempo que você dispuser for de apenas 15 minutos, não o desperdice. Se conseguir mais tempo que isso, melhor ainda.

3. Narrativas longas podem ser lidas em capítulos, algumas páginas a cada noite, como se fosse uma novela. Os textos menores podem ser encaixados em intervalos de tarefas durante o dia.

4. Caso sinta-se mais disciplinado marcando os dias de leituras, use um calendário como este para assinalar o cumprimento de sua meta. Deixe-o em um local visível.

Calendário 21 dias.fw

5. Cutuque a memória, dando um jeito de lembrar-se de sua meta do dia. Anote em um post it, coloque o celular para despertar, peça a alguém para lhe dar um toque… qualquer coisa vale para o lembrar de seu compromisso.

Usar esse método não significa que você tenha de ler todo o livro nesse prazo. O importante é que o leia por, no mínimo, 21 dias seguidos. A meta pode ser estendida para 30 dias, por exemplo, caso queira, isto vai depender de sua disponibilidade e/ou do seu ritmo de leitura. E se conseguir ler o livro antes de completar o prazo, não pense duas vezes em escolher outro título rapidinho para continuar com seu objetivo, pois, recriando um conhecido ditado, “um livro só não faz um leitor”.

Sucesso no seu empreendimento!

Um abraço!

Assinatura blog.fw

Anúncios

Um comentário em “Dicas de como fazer da leitura um hábito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s