Publicado em Conservação, Cuidados, Dicas, Livros, Organização

Dicas: organização e cuidados com os livros

Saudações, meus queridos leitores!

Ontem falei aqui sobre a minha necessidade de novas prateleiras e/ou estantes para guardar meus livros. Então, lembrei-me de um artigo que li certa vez na Revista EntreLivros (Julho/2005) sobre cuidados que devemos ter para conservá-los e resolvi dar sequência ao assunto em um post com dicas de organização e cuidados com nossas obras. Talvez o que eu exponha hoje seja como “chover no molhado”, afinal um bibliófilo que se preze deve ter ciência dessas coisas. No entanto, acredito que sempre vale a pena trazer tais informações, principalmente para aqueles que estão começando a sua coleção ou pensando em iniciar sua vida como leitores insaciáveis. 🙂

Organização –

Existem muitas maneiras de organizar livros e cada pessoa deve descobrir a forma que mais lhe agrada. No meu caso, eu uso os critérios abaixo para organizá-los.

  • Acomodo minhas obras, em sua grande maioria, deitados, pois ganho mais espaço no modelo de estante que tenho, ainda que o aconselhável seja guardá-los na vertical. Para mantê-los em pé, use bibliocantos.
  • Acho lindo a disposição de livros por cores, mas prefiro agrupar os meus na seguinte ordem: editora, autor e ano da publicação ou número do volume. Confesso que tenho também uma certa neura em casar o tamanho deles para que fiquem bem enfileirados. Separo-os também em literatura estrangeira, brasileira, juvenil e infanto-juvenil, infantil e autoajuda.
  • Guardo os livros que estão na fila para leitura em uma prateleira separada das demais para que eu tenha fácil acesso a eles.
  • Gosto também de usar alguns objetos decorativos entre ou junto aos livros para dar um charme a mais às prateleiras e também para criar espaços para circulação de ar.
  • Para quem gosta e tem o costume de emprestar seus livros, lance mão de um caderno para registro de suas obras, assim como fazem em grandes bibliotecas. No mesmo caderno, você pode criar um espaço para anotar os empréstimos feitos.
  • Para fechar esta parte, costumo sempre dar uma boa olhada em meus livros para ver se há algum deles a ser descartado para doação. Fazer isso é dar espaço para novas obras e, consequentemente, novas leituras e viagens, igual a como fazemos com nossas roupas e sapatos. 🙂

 

Cuidados com os livros: conservação e limpeza –

  1. Dê preferência a cômodos frescos e arejados para montar sua biblioteca.
  2. Evite plantas próximas às estantes/prateleiras por causa de pragas que podem migrar.
  3. Prefira estantes de aço, já que as de madeira estão sujeitas a brocas e cupins que podem atacar os livros.
  4. As estantes devem ser abertas e ficar em local seco, sem receber diretamente a luz do sol, que pode descorar e danificar o papel. Deve-se também estar a uma distância de uns 20 cm em relação ao teto, ao chão e à parede, evitando assim danos em caso de acidente elétrico ou alagamento.
  5. Limpe as prateleiras das mais altas para as mais baixas, podendo passar um pano umedecido em álcool nelas. Caso use pano umedecido com água, espere a superfície estar bem seca antes de voltar com os livros para o lugar.
  6. Quanto à limpeza dos livros, usar pano seco para a capa e pincel para a folhas. Aspirador de pó também pode ser usado.
  7. Não utilize produtos químicos nem panos umedecidos com água para limpá-los.
  8. Para manchas de mofo, passe uma borracha branca, com cuidado, para removê-las.
  9. Não encape livros com plástico, pois impede a oxigenação do papel.
  10. Na hora de se deliciar com uma boa leitura, não manuseie o livro com as mãos sujas ou molhadas nem coma ou beba próximo a ele.
  11. Use marca-páginas em vez de fazer orelhas para guardar onde parou a leitura.
  12. E se alguma página se rasgar, nada de fita adesiva para reparar o dano. Se precisar, use um pedaço pequeno de papel de seda com cola de bastão para consertá-la.

E uma última dica sobre a limpeza que vale a pena para nós, principalmente quem é alérgico: antes de iniciá-la, coloque máscara, luvas e óculos para se proteger da poeira que pode conter esporos de fungos, gases poluentes, partículas metálicas, fuligem etc que são nocivos à nossa saúde. Eu já trabalhei em biblioteca escolar e sei bem o mal que pode causar ao fazermos limpeza em locais como esse sem a devida proteção. Por isso, todo cuidado é pouco, mesmo quando estamos tratando dessas coisinhas lindas que são os nossos livros.

Se tiverem outras dicas para dividirem com a gente, compartilhem nos comentários. 😉

Um grande abraço!

Assinatura blog.fw

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s