Publicado em Literatura, Livros, Sobre

Para início de conversa: eu, leitora.

Há um ditado que diz que “rir é o melhor remédio”. E é verdade, viu?! Porém, ler também o é. Isto, aliado ao prazer de se pegar em um livro, admirar a sua capa, folheá-lo, sentir seu cheiro, ler e reler a sinopse um bocado de vezes e viajar na história, não tem preço. Pelo menos para mim, é claro! Sinto tanto pelos que não gostam… (Para falar a verdade, não consigo entender como alguém pode não apreciar uma boa leitura.) Ou pelos que gostam e não têm acesso a ela, e o pior, sinto pelos que nunca sequer puseram as mãos em um livro qualquer que fosse. Pois eu amo ler.

Minha primeira experiência marcante que tive com a leitura foi há muitos anos, lá na década de 70, quando estava cursando a segunda série do ensino fundamental  e a professora Elza lia, ao final das aulas, histórias tiradas de um livro azul grosso, sem ilustração alguma. Cada dia ela contava um trecho, o que aguçava muito a minha curiosidade. A classe toda ficava em silêncio até sermos despertados pelo toque do sino para irmos embora. Naquele tempo, não tínhamos à nossa disposição livros como as crianças têm hoje, por isso eu esperava pela aula do dia seguinte ansiosa para ouvir a continuação da narrativa.

Continuando a minha história, uma vez fui passar um fim de semana na casa de meus avós maternos. Eles moravam no bairro Santa Tereza, pertinho do Clube da Esquina, e nós, no Dom Bosco, bairros que ficavam distantes, na cidade de Belo Horizonte. Meu pai, na ocasião, machucou o pé, não me lembro em que circunstâncias, e não pôde me buscar como planejado. Nossa! Eu era a única criança lá. Moravam meus avós e minha tia, e ela trabalhava fora. Imagina, gente, eu com meus nove anos passando alguns dias com eles? É lógico que um tédio do tamanho do mundo se apoderou de mim e eu tinha que me distrair com alguma coisa, Então, minha tia tinha coleção daqueles livrinhos Júlia, Sabrina, Bianca etc e foi justamente neles que foquei minha atenção e energia. Como há partes levemente picantes nessas histórias, e eu era uma garota que não sabia nada sobre o assunto, aquilo mexeu consideravelmente comigo. Eu não li apenas um, mas vários, e não somente naqueles dias, mas por um bom tempo, inclusive quando já estava na adolescência. O engraçado é que depois passei a gostar dos detalhes das narrativas e torcia muito para o casal protagonista ficar junto logo. Além de essa ter sido minha segunda experiência super marcante com a leitura, foi graças à essa fase que comecei meu processo de gostar de escrever.

Daí, vieram os livros do Círculo do Livro do qual minha irmã era associada. Os livros eram comprados por meio de catálogo e tinham todos capa dura e boa impressão. Foi nessa época que eu cismei com as histórias de terror. Lia uma atrás da outra até o dia em que uma delas me meteu um medo tão grande que eu abandonei o gênero. Se não me engano, foi “Cemitério maldito“, o livro derradeiro. Também eu tinha apenas 10 para 11 anos, poxa… Há de se dar um desconto para o meu pânico. kkkkkk  E eis a minha terceira experiência assombrosamente marcante como leitora.

Assim foi como nasceu em mim a paixão pelos livros e tudo que tenha relação a esse universo de possibilidades e conhecimentos. E foi dessa paixão que surgiu o desejo de criar um diário virtual para registrar a minha relação tão prazerosa com a leitura. Espero que quem passar por aqui se sinta inspirado a buscar por esse prazer também.

Assinatura blog.fw

 

2 comentários em “Para início de conversa: eu, leitora.

  1. Muito lindo seu relato sobre como foi seus primeiros contatos com a leitura, infelizmente, na atualidade muitas crianças não tem a mesma sorte. Minha história é bem parecida com a sua, comecei a ler por influência de professoras da educação infantil.

    Curtir

Deixe um comentário

